Apenas o fim

19/09/2011 § Deixe um comentário

Apenas a premissa

     Apenas o fim, primeiro longa-metragem feito por alunos do curso de cinema da PUC, que teve sua pré-estréia no Festival do Rio do ano passado agraciada com o prêmio do público e uma menção honrosa do júri, é uma premissa. Tom (Gregório Duvivier) é surpreendido por sua namorada (Érika Mader) quando ela diz que está terminando o namoro porque vai fugir para um lugar não especificado. Os dois então resolvem andar pela faculdade enquanto conversam, relembram momentos e discutem o relacionamento.

     A partir daí se espera alguma evolução narrativa e não é o que acontece. Nada acontece de fato. Durante 80 minutos assistimos ao casal despejando seus gostos pessoais em uma longa citação a referências da cultura pop contemporânea. O cinema foi deixado em segundo plano, não há ação ou preocupação com a cinegrafia. Em algumas cenas vemos que até houve uma tentativa de forjar essa intenção, mas ela verdadeiramente não existe. Existe sim um desejo enorme de falar sem parar em uma velocidade de radialista, sempre com um tom “engraçadinho”, citações e mais citações a ícones da TV, desenhos, filmes e entretenimento em geral. É claro que o espectador, principalmente aquele que possui a mesma faixa etária dos personagens, é cativado em vários momentos, pois o filme tem um quê nostálgico, é quase um almanaque dos anos 90. Porém não há estofo para se erguer um longa-metragem. Apenas o fim se torna repetitivo e por isso cansativo em sua eterna construção do perfil do casal protagonista.

      A inegável ousadia em fazer um longa-metragem com 19 anos no improviso, sem verba, contando com a ajuda dos amigos é louvável e um exemplo de força de vontade a ser seguido. Palmas especiais para a equipe de som, problema de 99 em 100 filmes brasileiros e que neste caso funcionou corretamente. Mas o que fica no final é uma sensação de um Antes do pôr-do-sol/Antes do amanhecer juvenil não só pela clara inspiração do contexto, mas também pela falta de maturidade e consistência retratadas na tela e que na real, são mesmo características dessa geração.

Ficha Técnica

Diretor: Matheus Souza

Elenco: Érika Mader, Gregório Duvivier, Nathalia Dill, Álamo Facó, Julia Gorman, Marcelo Adnet, Anna Sophia Folch…

Gênero: Comédia romântica

Produção: Brasil

Duração: 80 min

Publicado originalmente em 01 de julho de 2009.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Apenas o fim no Cinédoque.

Meta