Quem quer ser um milionário

16/06/2011 § Deixe um comentário

O exótico terceiro mundo de Danny Boyle

      Quem quer ser um milionário, filme inglês com coprodução indiana vencedor do Oscar de melhor filme desse ano, narra a vida do protagonista Jamal, que se inscreve em um programa tipo Show do Milhão com o objetivo de encontrar sua paixão perdida. A partir daí ele enfrenta a miséria e todos os obstáculos possíveis e impossíveis que cruzam o caminho de um morador de Juhu, a maior favela de Mumbai e uma das várias existentes na Índia.

     Os flashbacks que mostram como o personagem sabia a resposta de cada pergunta junto com a edição dinâmica, a princípio parecem um artifício interessante, mas lá pelo meio do filme se torna repetitivo e cansativo. A trama acaba nunca andando de fato para frente, pois sempre se dá um passo atrás para justificar o presente. A fotografia saturada entrega aquele olhar de turista europeu deslumbrado com a pobreza “exótica” do terceiro mundo. Lembrar de Cidade de Deus é inevitável, pois também se trata de um retrato alegórico daqueles que vivem à margem da sociedade em um país subdesenvolvido. Jamal é uma variação de Buscapé, enquanto Salim, seu irmão, é o próprio Zé Pequeno. Existe em ambos uma visão maniqueísta com personagens estereotipados.

     O romance de novela mexicana, quer dizer, indiana regido por forças do destino e as peculiares cenas musicais com direito a coreografia coletiva e tudo, inevitavelmente nos fazem pensar que Bollywood é uma versão pirata de Hollywood. Sem querer generalizar e rotular uma indústria inteira, mas as poucas produções que chegam aqui são como essa, inspiradas no lado mais brega de Hollywood e da Broadway. Se a intenção de Boyle, como foi dito, era apresentar o cinema indiano ao ocidente, ele não causou uma boa primeira impressão. Ou se o objetivo era produzir um filme com viés cult a partir da exploração de ícones do universo popular através de uma estética kitsch, como muito se tem feito hoje em dia, o tiro saiu pela culatra. Boyle só conseguiu fazer um filme facilmente esquecível, um entretenimento chato e cheio de clichês.

Ficha Técnica

Diretor: Danny Boyle

Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor…

Gênero: Drama / Romance

Produção: Reino Unido

Duração: 120 min

Publicado originalmente em 01 de abril de 2009.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Quem quer ser um milionário no Cinédoque.

Meta